CAD CORUCHE

Clube Associativo e Desportivo de Coruche email: cad.coruche@netvisao.pt

sexta-feira, dezembro 29, 2006

DESPORTO JOVEM

CAD CORUCHEArtigo "Desporto jovem"
Pedagogia do Desporto.
O Desporto é a expressão de uma necessidade vital, a expressão corporal do desenvolvimento cultural e socio-económico de um povo.
A prática desportiva para ser uma actividade saudável deve desenvolver-se dentro dos limites que definem a sua prática correcta, isto é:
1. que a vitória e a derrota sejam consideradas como situações naturais da própria participação na prática desportiva;
2. que se considere o significado relativo da participação e do resultado acentuado a ideia de que o sucesso não equivale apenas e obrigatoriamente à vitória
3. que a demonstração de camaradagem para com um adversário não seja considerada um sinal de fraqueza e que o facto de rir não seja apreciado como falta de competitividade
4. que as crianças e jovens não sejam lisonjeadas com falsidades intimidadas para se superarem ou ensinadas, deliberadamente a ludibriar
5. que a vitória não se torne mais importante do que fazer amigos, ganhar respeito, autoconfiança, saúde e obter satisfação por participar.
Enquanto os treinadores quiserem mostrar qualificação, conhecimento e capacidade, e obter êxito pessoal através dos resultados dos seus praticantes terão tendência para exigir das crianças e jovens mais do que devem e para criar sobre eles expectativas pouco realistas.Enquanto treinadores e pais fizerem da vitória uma questão de afirmação pessoal frequentemente exercerão sobre as crianças e jovens pressão excessiva que em nada facilita o seu desenvolvimento quer como praticantes quer como pessoas.
Aos responsáveis – pais ( têm um papel cada vez mais importante na nossa sociedade, espera-se que participem com as crianças nas actividades desportivas, não vendo os Clubes ou Associações como um local onde podem deixar os filhos e irem buscá-los mais tarde. ( técnicos e dirigentes – exige-se que orientem a sua actividade de forma adequada aos interesses, necessidades e características das crianças e jovens contribuindo para a sua formação e desenvolvimento.
Não basta dizer que o Desporto é uma escola de virtudes ou de fair-play, de companheirismo, para que ele o seja, de facto. É preciso que cada um de nós saiba (e queira) estar à altura de tamanha exigência. “ DESPORTO SERÁ AQUILO QUE TU FORES OU AJUDARES A SER”